Reunião ocorreu na segunda-feira (11)

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) se reuniu com diretores de unidades de saúde de Rio Branco para tratar sobre a regulação de pacientes graves, na última segunda-feira (11). Participaram do encontro a presidente do CRM, Leuda Dávalos, o primeiro secretário, Virgilio Prado, o conselheiro Alan Hudson Areal e representantes das UPA’s do Segundo Distrito e da Sobral, do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), da Regulação de leitos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), do Samu, da Fundação Hospitalar do Acre e do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC).

Na oportunidade, o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pedro Pascoal, falou sobre os problemas referentes ao transporte de pacientes de baixa e média complexidade que, segundo ele, acaba atrapalhando a real prioridade do Samu, que é o atendimento pré-hospitalar no domicílio e em vias públicas de paciente de alta complexidade.

A necessidade de atualização profissional dos servidores que atuam na Saúde do estado, principalmente, no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência e o conhecimento do fluxo, também foi tratada durante a reunião. Além disso, os participantes do encontro também discutiram sobre a escala de médicos, que é deficiente nas unidades do estado e acaba prejudicando a qualidade do atendimento à população.

Regulação de pacientes graves é tema de reunião com diretores de unidades de saúde de Rio Branco

Após os diversos relatos, a Presidente do CRM-AC sugeriu formalizar um pacto entre o Conselho e os diretores das unidades de saúde, no sentido de essas unidades formalizarem questões e propostas para solução das mais variadas dificuldades no atendimento aos pacientes graves. Ela afirmou ainda que o Conselho está à disposição para promover cursos de capacitação em urgência e emergência, por unidade de saúde, com anuência da Secretaria de Estado de Saúde.

“É sempre muito importante esse tipo de encontro, onde a gente pode conversar e entender o que está acontecendo nas unidades de saúde. O Conselho tem feito inúmeras fiscalizações, somos sabedores dos problemas enfrentados pela saúde de nosso estado, mas esse tipo de reunião faz com que a gente afine o que cada um está fazendo, para também tentarmos encontrar soluções para os problemas. O CRM está aqui para assegurar que a população tenha uma saúde de qualidade e também que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho”, disse a presidente.