A secretária-geral do Conselho Federal de Medicina (CFM) e conselheira federal pelo Acre, Dra. Dilza Ribeiro, e a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, participaram neste sábado (22) da ação do Ministério da Saúde que promoveu vacinação contra a Covid-19 e a testagem da população acreana. A iniciativa ocorreu na Policlínica Barral y Barral, em Rio Branco.

O evento ocorreu, de forma simultânea, em sete estados brasileiros da região Norte. O objetivo é estimular aqueles que ainda não se imunizaram e incentivar a população a retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou a dose de reforço.

A secretária-geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro, falou sobre a importância de iniciativas como estas, especialmente, na região Norte.

“Essa parceria entre estados, municípios e o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, só fortalece o atendimento à nossa população e o enfrentamento à essa doença. Nosso estado tem suas particularidades com relação às dificuldades de acesso da população às unidades de saúde e a esses serviços, uma vez que muitos vivem em áreas ribeirinhas e de difícil acesso. Então, precisa realmente desse olhar mais sensível e de estratégias específicas de combate à doença”, afirmou a conselheira.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, ressaltou que o avanço da vacinação tem mostrado resultados positivos. “Temos visto nos últimos dias um aumento expressivo de casos positivos de Covid-19, no entanto, felizmente, os pacientes têm apresentado sintomas mais leves da doença. E isso nós temos que atribuir à vacinação. Por isso, reforçamos que a população procure as unidades de saúde para completar o esquema vacinal, assim como, mantenham as medidas de segurança sanitária, como uso adequado de máscara, álcool em gel e distanciamento.”

Representando o Ministério da Saúde, o secretário de Saúde Indígena, Rodrigo Santana agradeceu a parceria. “O estado do Acre e a prefeitura de Rio Branco estão de parabéns. Nós tivemos aqui a presença de várias autoridades, adesão em massa da população na Policlínica Barral y Barral. Então, quero agradecer a direção da policlínica e dizer que essa ação mostra a força do nosso Sistema Único de Saúde e que o SUS é feito com a participação de todos. O Acre mostrou essa força, esse comprometimento, e só quem ganha é a população aqui do estado.”