Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (7)

A Comissão de Educação Médica Continuada e a Câmara Técnica de Cuidados Paliativos se reuniram, na manhã desta sexta-feira (7), para começar a definir a organização de um fórum sobre cuidados paliativos em Rio Branco. A reunião ocorreu na sede do CRM-AC e foi conduzida pela representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) no Acre, Dilza Ribeiro.

Cuidados paliativos são práticas de assistência em casos de doenças consideradas terminais em que uma equipe de profissionais se preocupa com o doente e também com quem o cerca. Nesse contexto, o papel da família é essencial. É necessário providenciar conforto e bem-estar ao paciente, recorrendo a tratamento por meio de uma equipe sensibilizada, principalmente médicos, enfermeiros e psicólogos, jamais esquecendo a autonomia desse paciente.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Dávalos, existe uma grande necessidade de debater sobre a temática no estado. “Os cuidados paliativos praticam uma aproximação ao paciente terminal e procuram ir ao encontro de sua identidade, levando em conta cada uma das dimensões da sua integralidade pessoal. E, com a realização do fórum, se inaugura a nossa câmara técnica responsável por tratar exclusivamente sobre esse assunto”, ressaltou a médica.

Durante a reunião foram levantados possíveis nomes de palestrantes, carga horária do evento e prováveis datas. A previsão é que o fórum ocorra no primeiro semestre de 2019.