A qualificação do ensino médico no Brasil é uma das preocupações dos Conselhos de Medicina. Diante deste cenário, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), criado pelo Conselho Federal de Medicina em 2016, atua como uma estratégia atual e dinâmica de qualificação da formação médica no país. No Acre, nenhuma das faculdades que ofertam curso de medicina estão acreditadas pelo Saeme.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), não se resume a uma avaliação pontual, específica e padronizada, baseada na apresentação de evidências, mas envolve também o acompanhamento dos cursos acreditados, com a preocupação de elevar o nível do ensino.
O Saeme é um sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente. Isso coloca o Brasil como um dos dois países da América Latina credenciados internacionalmente por essa entidade (o outro é o México). A medida confere um selo de qualidade ao Saeme e o eleva à condição de único acreditador de escolas médicas brasileiras das quais deverão advir os egressos que desejem se submeter ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior (ECFMG, na sigla em inglês).
Processo de Acreditação
O SAEME-CFM se baseia em um processo de autoavaliação norteado por indicadores de qualidade, que permitem a identificação de áreas de fragilidade na oferta de ensino, que necessitem de aprimoramento e áreas de excelência a serem compartilhadas com outras instituições de ensino.
O resultado da autoavaliação é validado pela apresentação de evidências e pela visita de uma equipe de avaliadores externos, que elabora um relatório que consolida a análise documental e a observação durante a visita. A comissão de acreditação acompanha, analisa e valida cada passo do processo de acreditação, emitindo e publicando o seu parecer final.
O processo compreende uma etapa de preenchimento online de um questionário que abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional), seguida de análise destes dados por uma Comissão de Avaliação; e visita ao curso de medicina por uma equipe de avaliadores.
Após este processo, a Comissão de Avaliação emite uma devolutiva à instituição de ensino e o resultado final, que pode ser classificado em três categorias: Acreditado, Acreditado com Ressalvas e Não Acreditado.