A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) promoveu, nesta quinta-feira (19), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico, comemorado no dia anterior. A iniciativa foi fruto de um requerimento do Deputado Estadual Eduardo Ribeiro (PSD), como forma de homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais da medicina.

A solenidade contou com a presença de médicos de diversas especialidades e áreas de atuação, além de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Conselhos Federal e Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed), Unimed e Tribunal de Justiça. O evento, que combinou celebração e reflexão, abordou os desafios enfrentados pelos médicos no estado.

O Deputado Eduardo Ribeiro destacou a importância dos médicos e lembrou as palavras do filósofo Hipócrates, que associou o amor à humanidade ao amor à medicina. O parlamentar aproveitou a ocasião para ressaltar a necessidade de melhorias na área da saúde e o compromisso da Assembleia Legislativa com as causas da medicina, enfatizando a importância de valorizar os profissionais de saúde.

“Uso a Tribuna para enaltecer os médicos. Hipócrates diz que o amor à humanidade e o amor à medicina caminham unidos. Deus me concedeu uma outra missão, mas vivencio a medicina em casa desde criança, pois minha mãe é médica e muitas vezes tinha que se ausentar para ajudar a salvar vidas. É um sacerdócio o que vocês vivem. Eu demorei a entender, mas quando compreendi, só aumentou o meu amor pela minha mãe e o respeito a essa profissão. Além de uma sessão de homenagens, essa tem que ser também uma sessão de compromisso desta Casa com as causas da medicina. São muitas coisas nas quais ainda precisamos avançar, não existe uma Saúde do Estado saudável, se os profissionais não têm o devido reconhecimento. De todos os recados dessa solenidade, esse é o que tem que prevalecer”, afirmou o deputado.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos expressou sua gratidão aos envolvidos na sessão solene e destacou a importante contribuição da Dra. Dilza Ribeiro por sua notável dedicação ao Acre e à medicina brasileira. A doutora abordou os desafios enfrentados pela classe médica no atual cenário.

“Enfrentamos tempos desafiadores, em meio a uma crise que afeta não apenas nossa classe, mas também a população que servimos. Lutamos por uma carreira médica digna, contra um sistema de saúde que não oferece condições ideais de trabalho, e resistimos a contratos precários e a práticas que desconsideram as leis brasileiras. Além disso, batalhamos contra a abertura indiscriminada de escolas médicas, enquanto nos deparamos com a violência diária em nosso exercício. Nosso sistema de saúde público não atende aos anseios e necessidade de uma sociedade cada vez mais exigente e conhecedora de seus direito”, declarou.

Dra. Leuda destacou ainda a problemática da fixação de profissionais no Acre e a falta de segurança dos médicos nos hospitais, apontando a necessidade de soluções políticas para esses problemas.

“Eu não poderia jamais deixar de falar sobre essas questões nesta Casa de Leis, ambiente de grandes debates e também de voz. Vejo que falta vontade política para resolver alguns desafios que nossa classe enfrenta atualmente, e nós precisamos buscar soluções, principalmente políticas para esses problemas. No mais, seguiremos firmes, unidos e trabalhando com empenho e responsabilidade na moldagem do futuro da medicina”, disse.

Dra. Dilza Ribeiro, Secretária Geral do CFM e mãe do Deputado Eduardo Ribeiro falou sobre o trabalho dos médicos que atuam em regiões de fronteira, destacando as particularidades desses cenários e reforçando a necessidade de políticas para a garantia de atendimento médico de qualidade a esses moradores. Segundo ela, um levantamento recente mostrou que 12 milhões de pessoas vivem em áreas de fronteira.

“Medicina para mim, é tudo. Amo o que faço e parabenizo a todos os médicos, em especial os que atuaram na época da pandemia, onde foram testadas todas as nossas capacidades. Visitando outros estados, verificamos que não estamos tão ruins, precisamos melhorar sim, mas temos profissionais bem qualificados no Acre. Precisamos agora trabalhar as universidades, para que nossos alunos saiam melhor preparados, pois nem todos terão a oportunidade de fazer residência médica. Outra coisa importante é o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, para que seja trabalhada a fixação dos profissionais. Mas para isso nós precisamos de apoio dos deputados, que vocês assumam as nossas pautas, que é para o bem dos médicos, mas é também para o bem da população, que olhem as dificuldades, sobretudo nas fronteiras”, disse Dra. Dilza.

Dr. Guilherme Pulici, presidente do Sindmed, abordou problemas enfrentados pela classe médica, como o não pagamento de plantões extras e a falta de concessão de adicionais legais. Ele alertou sobre uma possível greve prevista para 8 de novembro, caso as questões não sejam resolvidas com o governo.

Pedro Pascoal, secretário de Estado de Saúde, agradeceu aos médicos que atuam tanto na gestão privada quanto na pública e reconheceu a complexidade e as recompensas de trabalhar na área da saúde. Ele destacou a importância de valorizar o trabalho dos médicos no Acre e a necessidade de fortalecer a atenção básica e a prevenção.