Em uma emocionante solenidade realizada nesta quarta-feira (29), o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) entregou as carteiras profissionais a quatro novos médicos, marcando o início de uma jornada profissional. O evento contou com a presença de familiares e amigos dos novos profissionais, que prestigiaram esse momento especial.

A condução da cerimônia ficou a cargo da presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, e do primeiro-secretário, Dr. Alan Areal. Doutora Leuda abriu a solenidade agradecendo a presença de todos e parabenizando os médicos pela conquista tão esperada. Ela destacou as atribuições do Conselho, alertando sobre a importância do cumprimento do Código de Ética Médica e do preenchimento detalhado do prontuário.

CONFIRA FOTOS AQUI

A presidente também ressaltou que os quatro profissionais passaram pelo processo de revalidação de diploma, recordando de sua própria trajetória. “Entendo as dificuldades e desafios que cada um de vocês e suas famílias enfrentaram para chegar a este momento. Hoje celebramos a conquista desses quatro novos médicos em nosso estado. Receber a carteira profissional representa o primeiro passo em uma jornada dedicada ao compromisso com a saúde e o bem-estar de nossa comunidade. Parabéns a todos vocês.”

O primeiro-secretário, Dr. Alan Areal, reforçou os parabéns aos médicos e suas famílias, destacando a importância da relação entre médicos e pacientes, além de enfatizar a necessidade do cumprimento rigoroso do Código de Ética.

Entre os novos profissionais, a Dra. Melayne Silva de Oliveira, natural de Rio Branco, disse que pretende exercer a profissão no estado do Acre e se especializar em cirurgia geral. “Nesse momento eu não tenho nem palavras para agradecer. Não somente a Deus, mas a toda a minha família, que me deu todo o apoio para eu realizar esse sonho de me tornar médica e trabalhar no meu país. Eu estou muito grata em começar a minha carreira aqui no Acre.”

Já a Dra. Mikelle da Silva Oliveira, natural de Epitaciolândia, afirmou que deseja seguir na área de anestesiologia e expressou gratidão pela conquista. “Esse momento é fruto de muito trabalho, de disciplina, persistência e estudo. Eu estudava de 9 a 12 horas por dia, e só imaginando como seria esse dia.  Olhando para trás, há um ano eu estava em casa estudando, e hoje estou aqui recebendo meu CRM. Então, para mim, é um sonho que se tornou realidade.  Agora é partir para a próxima etapa que eu planejo, que é a Residência Médica.”

O Dr. Jerferson Alencar Gomes, de Cruzeiro do Sul, expressou sua alegria e agradecimento junto à família. “O sentimento agora é de alegria, de ter conseguido finalmente ter revalidado e ter chegado até aqui. Agora é um sentimento de alegria junto com a família.”

Por fim, o médico Jose Angel Milhet Hechavarria, de Cuba, e contou que já chegou a trabalhar no Brasil pelo Programa Mais Médicos e depois pelo Programa Médicos Pelo Brasil, no primeiro ano de pandemia da Covid-19. Agora, ele comemorou o registro no CRM-AC e disse que pretende continuar trabalhando no Acre. “É um sentimento muito confortável. A gente agradece a Deus por ter conseguido vencer e poder fazer o que estudou, poder dar tudo de si às pessoas que precisam do nosso conhecimento. Eu acho que mais do que satisfação, é uma bênção.”