No dia 24 de Julho de 2018, o Conselho Regional de Medicina do Acre, realizou vistoria, requerida pelo Ministério Público do Estado do Acre sediado em Cruzeiro do Sul, na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo.
Foram verificadas no local desde as condições físicas e estruturais bem como os equipamentos e instrumentos de trabalhos dos profissionais de saúde daquela unidade, o relatório será transmitido para o banco de dados do Conselho Federal de Medicina, na nova padronização das vistorias que o CRM/AC vem realizando no sistema informatizado desde 2015 e também será encaminhado à SESACRE para providências das irregularidades e recomendações, e para ciência ao Promotor de Justiça de Cruzeiro do Sul para providências que achar necessárias.
No dia 25, foi realizada vistoria no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, com a presença do Promotor de Justiça de Cruzeiro do Sul e seus assessores. Nesta vistoria foram verificados vários ambientes, tais como: Farmácia, Centro Cirúrgico, UTI Neonatal, Enfermarias dentre outros. Na vistoria, foi utilizado o novo roteiro do CFM, onde os hospitais brasileiros estão sendo avaliado de acordo com as regras contidas no Manual de Vistoria e Fiscalização da Medicina no Brasil, atualizado pela Resolução nº 2.153/16, do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Ainda no 25, também foi feita vistoria na UBS 25 de Agosto (Manoel Bezerra da Cunha) da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, foram verificadas as condições físicas e de trabalho dos profissionais de saúde que atendem naquela unidade.
Assim, que os relatórios estiverem concluídos, serão encaminhados para os respectivos gestores para devidas providências.