A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dra. Leuda Dávalos e o vice-presidente, Dr. Alan Areal, realizaram vistoria no Hospital Geral Dr. Sansão Gomes e na Maternidade Ethel Muriel Guedes, em Tarauacá, no interior do Estado, nesta quinta-feira (17). A equipe do CRM foi acompanhada pelo promotor de Justiça da cidade, Dr. Júlio César.

Após fiscalizações realizadas em agosto e dezembro do ano passado constatarem que a Maternidade não oferecia condições mínimas de segurança às pacientes, recém-nascidos e profissionais de saúde, o CRM-AC chegou a recomendar que a unidade fosse transferida para uma ala do Hospital Geral da cidade.

Em Julho deste ano, o Ministério Público Estadual se manifestou favorável à intervenção e requisitou diversas providências a fim de que a Maternidade fosse transferida para Hospital, após a construção e ampliação da Central de Partos Normais (CPN), anexo ao prédio da unidade.

Na época, o promotor também propôs a realização de uma audiência pública para discutir sobre um outro local apropriado para a construção de uma nova maternidade. Apesar das recomendações tanto do MP-AC quanto do CRM-AC, a maternidade segue funcionando no mesmo local, mas a gestão informou que todas as medidas estão sendo tomadas para que a maternidade seja transferida para uma ala no Hospital.

A presidente do Conselho, Dra. Leuda Dávalos aproveitou a oportunidade para conversar com os profissionais médicos lotados nas unidades e ressaltou a importância das ações conjuntas com o MP-AC em prol da saúde pública, da sociedade acreana e dos profissionais de saúde.

“Nós temos feito esse trabalho de ir nas unidades de saúde de todo Estado para verificar as condições de trabalho dos médicos e de atendimento aos pacientes. Na maternidade de Tarauacá, por exemplo, vimos que tem apenas uma médica plantonista para atender toda a demanda ambulatorial, de cesariana, anestesia, parto normal, além de fazer visita a pacientes internados, dar assistência aos recém-nascidos, às mães no pós-parto e, muitas vezes, ainda atua como maqueira quando há necessidade. Essa realidade é enfrentada por muitos médicos do interior do nosso Estado, que, além de tudo isso, ainda são frequentemente agredidos ao serem responsabilizados por problemas de gestão”, disse a presidente do CRM-AC.

Já no caso do Hospital Geral Dr. Sansão Gomes, doutora Leuda afirmou que a unidade está bem estruturada, com equipamentos modernos e equipe de gestores engajada em fazer um bom trabalho. Ela destacou ainda o importante trabalho da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, que tem acompanhado de perto, assim como o CRM, a situação das unidades de saúde da cidade e cobrado providências cabíveis.

“Quero elogiar a atuação do MP na cidade, os avanços que aconteceram no hospital são por estarem lutando e acompanhando de perto, de uma maneira responsável e coerente. Hoje fiquei muito feliz de ver como o hospital de Tarauacá está, acho que a população está bem assistida naquela unidade. O ponto principal agora e que pelo que nos disseram está em andamento é com relação a levar a ala obstétrica da maternidade para junto do hospital, porque isso facilita toda a logística e atendimento às pacientes. Com o que constatamos no hospital, esse público de mães e recém-nascidos vai estar muito melhor assistido no hospital”, concluiu Dra. Leuda.