O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) recebe com alegria a informação de que o curso de medicina da Uninorte deu início ao processo de certificação pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Em maio do ano passado, o CRM-AC promoveu uma reunião de apresentação sobre o Saeme para representantes das principais instituições de ensino médico do estado, incluindo a Uninorte. Na ocasião, o coordenador do Saeme-CFM, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e o coordenador executivo do SAEME-CFM, Dr. Milton de Arruda Martins, destacaram a importância do programa para a melhoria das faculdades de medicina brasileiras.

A Uninorte torna-se a primeira instituição no Acre a dar início ao processo de acreditação pelo Saeme. Segundo a coordenadora adjunta do curso de medicina da Uninorte, professora Ana Flavia, o deferimento da solicitação de Acreditação junto ao SAEME-CFM ocorreu em 26 de fevereiro de 2024.

Atualmente, a instituição encontra-se na fase de alimentação dos dados na plataforma eletrônica, padronizando todas as informações solicitadas conforme o modelo do SAEME.

Ana Flavia ressalta a importância estratégica da acreditação para a Uninorte e para a região Norte como um todo. “Identificamos a importância no fato de que na região Norte são pouquíssimos os cursos de Medicina com essa acreditação e acreditamos que temos potencial para lograrmos êxito nesta solicitação, o que valorizaria muito o ensino de Medicina no Acre e, principalmente, para a Região Norte, que é tão carente de profissionais nesta área. O CRM teve papel importante na divulgação do SAEME, compartilhando todas as informações com a nossa instituição.”

Sobre o processo de acreditação, Ana Flavia explica que a Uninorte está dedicando esforços para a correta alimentação do formulário eletrônico, que representa o segundo passo de um total de onze nesse processo avaliativo.

“A nota 5 no processo de reconhecimento ocorrido em 2023 tornou-se um grande atrativo para os alunos e consolidou o nosso modelo de ensino como um modelo sólido e inovador no país, não deixando a desejar em relação a nenhum grande centro do país. É importante destacar o compromisso de todos os profissionais envolvidos com o curso de Medicina Uninorte, que buscam oferecer uma formação médica de qualidade”, destaca a coordenadora.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, parabenizou a Uninorte pela iniciativa, ressaltando que a busca pela excelência no ensino médico é uma preocupação constante tanto do Conselho Regional quanto do CFM.

“É com grande satisfação que vemos a Uninorte dando esse importante passo rumo à acreditação pelo SAEME. A qualidade do ensino médico é uma prioridade para nós. Esperamos que todas as demais instituições também adotem esse programa em busca de acreditação, contribuindo assim para elevar ainda mais o padrão da educação médica em nossa região e em todo o país.”

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), criado em 2016 pelo CFM, visa garantir a qualidade das instituições de ensino médico no Brasil. A avaliação considera diversos aspectos, incluindo o projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente, e ambiente educacional da faculdade. A partir disso, são atribuídos conceitos de suficiência e insuficiência, além de permitir a identificação de áreas que necessitem de aprimoramento.