Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-AC fiscaliza hospital em Brasileia após denúncia de falta de oxigênio

fiscalizaobrasileia3 001

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) fiscalizou no início da tarde desta terça-feira (11) o Hospital Wildy Viana, em Brasileia, no interior do estado. A vistoria foi motivada por uma denúncia feita na imprensa pelo médico Rodrigo Santiago de que estaria faltando oxigênio na unidade.

O hospital foi inaugurado no final de agosto deste ano. Na denúncia, gravada em vídeo, o profissional também relata a necessidade de medicamentos e até de combustível para as ambulâncias, muitas vezes impedidas de realizar a transferência de pacientes.

A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, que vistoriou a unidade, diz que os problemas relatados pelo médico foram confirmados. Além disso, também foram identificadas questões estruturais, como pacientes misturados no mesmo local, sem distinção de sexo ou idade.

“Até o momento que estivemos lá, às 13 horas, constatamos que não havia oxigênio. Conversamos com pacientes internados que estão tendo que comprar. Nos informaram que a ambulância também está com dificuldade de se deslocar por falta de gasolina. Os médicos de plantão estão trabalhando com o mínimo”, afirma.

Segundo a presidente, é importante esclarecer que, como acontece muitas vezes, o profissional não pode ser responsabilizado por causa da falta de condições de trabalho adequadas.

“Estamos preocupados com a situação, com a população e, por isso, fomos verificar. Mesmo em condições precárias, os médicos estão trabalhando, prestando serviço à comunidade. E é também função do CRM-AC preservar o médico para que ele não seja punido por problemas pelos quais ele não é responsável”, ressalta.

Após a fiscalização, o CRM-AC redige um relatório que será enviado à Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, no Ministério Público do Acre (MP-AC), e à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com o pedido de providências.

Vistoria foi feita pela presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos

 

Relatório pedindo melhorias vai ser enviado ao MP-AC

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Nova Avenida Ceará, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br