Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Para orientar profissionais e acadêmicos, CRM-AC realiza curso de publicidade médica
Sáb, 29 de Junho de 2019 18:24

Curso ocorreu nos dias 28 e 29 de junho

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou, nesta sexta-feira (28) e sábado (29) o curso de Publicidade Médica para profissionais médicos e acadêmicos do curso de medicina e publicidade. O evento ocorreu na sede do Conselho, em Rio Branco.

O curso teve como objetivo auxiliar os profissionais médicos e acadêmicos quanto à divulgação dos serviços relacionados à medicina. Inicialmente, o 1º Secretário do CRM-AC, Virgilio Prado, apresentou todas as regras para a publicidade médica e detalhou o arcabouço legal que serve de base às regras, incluindo o Código de Defesa do Consumidor, a Constituição Federal, o Código de Ética Médica e as resoluções do Conselho Federal de Medicina.

A Resolução CFM 1974/11, foi o principal ponto abordado no curso. A norma determina as regras da publicidade médica e visa a impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. Também orienta como evitar abusos em propagandas e publicidades, que podem levar a processos ético-disciplinares.

Curso sobre Publicidade Médica

Durante o curso, o tesoureiro do CRM-AC, Dr. Marcus Yomura, falou sobre como realizar propaganda de forma ética. O conselheiro Virgílio Prado também expôs sobre o uso de mídias sociais, respeitando a resolução 2126/2015. Já a conselheira federal, Dilza Ambros, tratou sobre como os profissionais devem se comportar em entrevistas de TV, rádio e internet.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de expor seus questionamentos, no intuito de sanar quaisquer dúvidas a respeito dos temas debatidos.

“Considero que o curso foi muito produtivo e espero que o Conselho tenha conseguido ajudar os médicos com relação à publicidade para que possam fazer o devido enquadramento das publicidades, respeitando, principalmente, a população que recebe essas informações. Vale destacar, que o conteúdo publicitário deve ser baseado em fatos reais, com a devida moderação para que as pessoas não sejam ludibriadas ou induzidas a fazerem tratamentos médicos devido uma propaganda enganosa”, disse o conselheiro Virgilio Prado.

Curso sobre Publicidade MédicaMédicos e acadêmicos participaram do cursoCurso ocorreu na sede do Conselho, em Rio Branco

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Estrada Dias Martins, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br